Segunda-feira, 5 de Janeiro de 2004

A igreja e a sociedade

angel.JPG

Bem, sem nada sobre o que postar, resolvi tratar este assunto do meu ponto de vista.Primeiro, vou ter em conta os princípios básicos da igreja. Creio que na origem da igreja moderna esteve Jesus Cristo. Pobre, sem nenhum bem material, dedicava a sua vida aos outros. Agora olhemos para as igrejas: ricas, cheias de talha dourada, altares cheios de ornamentos, transbordam riqueza. Não faz muito sentido...Ao longo dos tempos a igreja foi também uma classe social com bastante poder. Não para ajudar os outros, mas para viver à custa dos que trabalhavam arduamente. Nos tempos medievais o seu poder era supremo.Depois houve o tempo em que as idas à igreja eram vistas como um acto social. As pessoas tinham que ser vistas nas procissões, bem vestidas e bem acompanhadas.Felizmente hoje em dia as coisas mudaram. A igreja pode não ter tanto poder como antigamente, mas mesmo assim a opinião da igreja continua a ser importante. Continua a ser importante para manipular as mentes de quem não tem cultura suficiente para formar uma opinião. Todos os padres são bons oradores, tal como os políticos. E normalmente, estes dois poderes misturam-se demasiado.Resumindo, toda a ideologia da igreja moderna é decadente. As bases estão de todo esquecidas. Agora, os responsáveis religiosos apenas se importam em ficarem ricos e poderosos. Tenho pena que, apesar de toda a cultura que recebemos para termos opinião própria, ainda muitos de nós estarem cegos em relação aos sofistas que pregam em nome de Deus.
publicado por zaitz3v às 23:16
link do post | comentar | favorito
|
4 comentários:
De PeachJuice a 3 de Abril de 2004 às 20:11
Concordo plenamente!e como e bom saber que ha pessoas que nao se deixam levar por outros.Assim e que EEEE!!!!!!
Eu tmb perdi um pco a minha religiao por causa dessas pessoas chatas (religiosas).Religiao mundana e sinonimo de auto tortura pa mim.
Ja agora, nao queria deixar de elogiar este site.Mais do q excelente.mesmo mt bom!!


De 69eyeliner a 6 de Janeiro de 2004 às 20:03
Sim, concordo plenamente... eu sou um pouco contra a igreja. Por causa dela perdi a minha religião, as mentiras, a mitologia, até os cultos e cerimonias são fortemente contestaveis. D klkr modo inda existe e ha-de existir por muito tempo pessoas k são "doentemente" catolicas mas enfim... não o posso criticar pk cada um é como cada kual...


De Nanda a 6 de Janeiro de 2004 às 19:53
A Igreja sempre procurou de controlar todos aqueles denominados "pecadores" que se sentiam na obrigação de obedecer algo que nem eles próprios sabiam de onde partia, por exemplo,na época da inquisição, a Igreja matou pobres mulheres denominadas bruxas, só pq eram prostiutas ou eram mais avançadas para sua época.
E é isso que ela faz com as cabeças de algumas pobres pessoas até hoje.
Ah! Eu já retirei o coment repetido do meu blog.
Abraços: Black Angel (Nanda)


De sollicitus succubus a 5 de Janeiro de 2004 às 23:46
tens razao em td akilo k dixes.t infelizmente a igreja sempre utilizou o seu poder em coisas k n devia... pa xte assunto tem mt k s lhe diga e cd pexoa ve as koisas d maneira diferent, mas felizmente exa tendencia k a igreja tinha d abusar do seu poder, principalmente na idade media deixou d existir embora continuem a existir grandes erros cometidos pela igreja..


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2004

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


.posts recentes

. A continuação...

. Perdido...

. Outro dia em baixo...

. Ontem...

. Um sorriso...

. Os sonhos...

. O meu caminho

. Porque o último adeus é s...

. O meu mundo

. Voltei!

.arquivos

. Setembro 2004

. Agosto 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

. Maio 2004

. Abril 2004

. Março 2004

. Fevereiro 2004

. Janeiro 2004

. Dezembro 2003

blogs SAPO

.subscrever feeds